10 estratégias para aumentar as suas vendas no Instagram

10 estratégias para aumentar as suas vendas no Instagram

Aprenda de uma vez por todas como vender pelo Instagram. Confira 10 estratégias para ajudar o seu negócio a atrair, educar e fechar com o cliente ideal usando essa rede social. 

Provavelmente sua empresa aposta em vários canais para se comunicar com o cliente e se posicionar no mercado, e o Instagram talvez seja um deles. Porém, para quem quer vender mais usando essa rede social, nem sempre os mesmos tipos de estratégia funcionam.  

Neste artigo, separamos 10 técnicas que podem ser utilizadas pela sua empresa. Descubra como destacar o seu negócio, criar visibilidade, autoridade e engajamento com o público certo.  

  1. Configure um perfil comercial para vender no Instagram 

Pode parecer simples, mas é extremamente importante para que as estratégias tenham um impacto maior. Uma conta comercial no Instagram apresenta mais vantagens, visto que permite: 

  • monitorar a performance do canal, coletando dados relevantes para as campanhas no Instagram e também para outras estratégias; 
  • ter acesso a diversas funcionalidades, como botões que direcionam o usuário para o site da empresa; 
  • informações de contato da sua empresa. 

Transformar uma conta no Instagram em comercial não tem nenhum custo. Basta logar no perfil, ir em configurações e selecionar a opção “Mudar para conta profissional”. Depois disso, é preciso integrá-lo à fanpage do Facebook.  

  1. Use a bio para ampliar a divulgação da empresa 

Apesar de o espaço ser limitado — são apenas 150 caracteres — a bio é um dos principais destaques do seu perfil. Portanto, procure frases curtas que descreva o objetivo do negócio e não se esqueça de inserir informações de contato, como WhatsApp e o site da empresa. 

Além disso, para garantir sucesso nas campanhas para mídias sociais, é preciso entender como os usuários se comportam nela. No caso do Instagram, um dos objetivos é fazer com que a pessoa fique apenas dentro da rede social. Por isso, inserir links nas postagens não terá muita eficácia, pois não são clicáveis. Assim, a tendência é adicionar links de alguma estratégia que esteja em vigor. Alguns exemplos são: 

  • entregar um material rico, como planilha, e-book e infográfico; 
  • divulgar a página de uma campanha; 
  • direcionar para alguma ação pontual como um webinar, por exemplo. 

  1. Faça postagens relevantes para vender no Instagram 

Antes de fazer uma nova publicação, é importante pensar se o conteúdo é mesmo interessante para o seu público. Procure ideias que sejam impactantes, façam sentido e agreguem valor para o seu público. Assim, quando surgirem as publicações direcionadas exclusivamente para as vendas, você já criou um relacionamento com o público e tem a atenção dele para apresentar uma fala com um viés mais comercial. 

  1. Crie concursos e gere engajamento 

Você já começou a seguir alguma página no Instagram para concorrer a algum prêmio? Esse tipo de ação realmente funciona.  

Um modelo que gera engajamento é a entrega de um material rico como recompensa. Por exemplo: marque X pessoas e mande uma mensagem em nosso direct que compartilharemos um pdf com um check list para começar a trabalhar nas redes sociais. O interessante nesse tipo de estratégia é que você gera um relacionamento mais estreito com o lead e aumenta o engajamento no seu perfil. 

  1. Desenvolva campanhas pagas 

Quando o assunto é aumentar as vendas, os anúncios pagos são a estratégia que mais ganha destaque. Este tipo de ação tem a característica de atingir resultados rapidamente e conta com diversos benefícios, como: 

  • possibilita uma segmentação precisa, direcionando a publicidade para pessoas com o perfil do seu cliente ideal; 
  • métricas relevantes que mostram a performance e insights para melhorar o desempenho dos anúncios; 
  • destaque no feed, com a possibilidade de direcionar o usuário a partir de apenas um clique no anúncio. 

  1. Divulgue cases de sucesso  

Outra ação que incentiva as vendas é a divulgação de histórias de consumidores que se sentiram bem-sucedidos com os serviços da sua empresa.  

Você pode selecionar alguns cases com o maior potencial e começar por eles. Lembre-se de entrar em contato com o cliente para pedir a autorização para divulgar a história. O passo seguinte é a construção de um enredo envolvente que chame a atenção do público e mostre o quanto a atuação da sua empresa realmente faz a diferença. 

  1. Gere mais interações com o Stories 

O Stories do Instagram é um recurso muito interessante. Primeiramente, porque gera destaque para a postagem — nem todas as pessoas ficam rolando o feed infinito da rede social, mas a maioria delas gosta de ver Stories. Afinal, esse é um conteúdo rápido, impactante e que ativa o gatilho da escassez por desaparecer em 24 horas. 

Se você tem mais de 10 mil seguidores ou sua conta for verificada, é possível aproveitar um enorme benefício das publicações no Stories. Você pode inserir dentro do Storie a função “Ver Mais”, que direciona o cliente para o site da empresa.  

  1. Venda no Instagram usando influenciadores 

Primeiramente, é preciso descobrir quem são as personalidades certas para esse tipo de campanha. O ideal é que elas sejam referência na sua área e tenham um recorte de público parecido ao do seu negócio. Uma vez definida uma lista com os nomes, é hora de contatar e descobrir quais topam fazer esse tipo de ação e qual a moeda de troca para cada um deles. Pode ser: 

  • uma ação de retribuição, na qual a sua empresa divulga um produto ou serviço oferecido pelo influenciador; 
  • uma comissão de vendas, caso seja usada uma estrutura como as de afiliação. 

  1. Interaja com seu público de forma direta 

Para aumentar a visibilidade das suas publicações, é importante responder os comentários nas suas publicações. Esse tipo de interação também mostra que a sua marca está presente e se preocupa com o público. Se você acompanha menções da marca nas redes sociais, aproveite para fazer comentários pontuais quando a sua empresa for citada (e marcada) por outras pessoas. 

  1. Lembre-se de incluir CTAs claros e atrativos 

Uma imagem bonita é um requisito básico para qualquer postagem no Instagram. Entretanto, o que muitas empresas esquecem é da possibilidade de inserir uma chamada para ação na foto que será publicada. Essa é uma técnica simples que aumenta as chances de conversão. 

Experimente inserir parte do texto da sua legenda como destaque. Por exemplo: “As X principais dicas para vender mais no Instagram” ou “Baixe nosso e-book e aprenda de vez a gerenciar suas redes sociais”. As chances de uma pessoa que está rolando o feed entender a mensagem que você quer transmitir dessa forma são muito maiores que fazer a pessoa parar e ler sobre o que você está falando. 

Viu como vender pelo Instagram não é nenhum bicho de sete cabeças? Claro que um ponto fundamental é fazer o acompanhamento das ações para entender qual é a performance e o retorno que cada uma delas oferece para a sua empresa.  

Quer aprender mais como bombar o seu Instagram? Conheça o nosso curso "Fórmula Crescendo  Instagram" e conquiste mais seguidores e clientes!

Jonatan Vinicius

Olá, meu nome é Jonatan Vinícius, sou Empreendedor Digital e Coach. Estudante de Marketing Digital e mídias sociais como Instagram, Facebook e Youtube. Atualmente tenho mais de 15 mil alunos com meus cursos e mentorias, e já ajudei mais de 5 mil pessoas a conseguirem resultados expressivos em projetos online.

Deixe uma resposta