É possível ganhar dinheiro com um blog em 2021?

É possível ganhar dinheiro com um blog em 2021?

Muitas pessoas têm uma falsa percepção a respeito da utilidade dos blogs. Vários não acreditam no potencial de ganhar dinheiro com blog como um empreendimento digital capaz de render ganhos interessantes. 

Existem diversas formas de gerar receita sem que ele seja repleto de anúncios, entregando uma experiência positiva para o leitor e o transformando em um potencial cliente. 

No post de hoje, vamos mostrar 11 maneiras de ganhar dinheiro com blog em 2021. 

  1. Posts patrocinados 

A primeira (e talvez mais conhecida) dica para quem quer saber como criar um blog de sucesso é investir nos posts patrocinados: conteúdos que são encomendados e pagos por uma pessoa ou marca. 

Como criar um blog significa, também, definir uma identidade própria para a sua marca pessoal, é sempre bom escolher com cuidado as marcas, serviços e pessoas com os quais está disposto a trabalhar: blogueiras especializadas em moda e cosméticos, por exemplo, podem lucrar (e muito) com posts patrocinados por empresas do mesmo nicho. 

  1.  Marketing de afiliados 

O marketing de afiliados é uma das formas mais comuns de ganhar dinheiro com blog. Adotados por diversos empreendedores no mundo inteiro, os programas de afiliados geralmente funcionam da seguinte maneira: 

Um blogueiro ou blog de marca é aceito em um programa de afiliados e passa a compartilhar um link exclusivo nos conteúdos do blog – um link que dá descontos para quem usá-lo ao comprar da marca original. Sempre que alguém realizar uma compra a partir do link de afiliado, o blog ganha uma comissão, transformando o blog em um site para ganhar dinheiro

Se você ainda está pesquisando sobre como criar um blog ou está vivendo o processo de criar um blog, pode começar a pensar em conteúdos que compartilhem esses links de forma discreta e, ainda assim, relevante. 

  1. Criação de conteúdos escritos 

Para muitos blogueiros, criar um blog não é sinônimo de criar uma fonte de renda recorrente – mas sim uma forma ativa de ganhar dinheiro todos os meses. 

Nesse sentido, é possível criar um blog que seja uma vitrine ou um cartão de visitas do seu trabalho: um site para ganhar dinheiro, no qual você anuncia os seus serviços, publica amostras de trabalhos e capta clientes em potencial. 

  1. Cursos virtuais 

Uma outra solução para quem quer saber como ter um site de sucesso é criar um blog voltado para a venda e a promoção de cursos online

Além de ser uma boa alternativa para quem acha que não tem o talento e nem a disciplina para criar apenas conteúdos por escrito, o curso virtual pode ser uma excelente plataforma interativa para não só promover a sua imagem de blogueira ou blogueiro mas também para disseminar um conhecimento importante sobre algum tema específico de seu interesse. 

É possível anunciar o curso no seu blog ou então hospedá-lo em plataformas altamente populares como a Hotmart, que ajuda a promover o seu curso para pessoas que possam estar interessadas. 

  1. Use a audiência das suas redes sociais 

No passado, o caminho mais comum era criar um blog e depois utilizar as redes sociais para divulgá-lo. Contudo, nos tempos atuais, com frequência observamos o oposto: as pessoas criam seus perfis nas mídias sociais (pessoais ou de suas marcas) e começam a cultivar uma audiência relevante nas próprias redes. 

Então, se você quer saber como criar um blog e ter muitas visitas logo na largada, esse é o segredo! Ao se estabelecer como influenciador digital ou criar um perfil forte da sua marca nas redes sociais, são grandes as chances de ganhar dinheiro com blog ao direcionar seu público-alvo das mídias sociais para ele. 

  1. Conteúdos e programas de assinatura 

Por último, a forma de ganhar dinheiro com blog , que está se tornando cada vez mais comum: a disponibilização de conteúdos e programas apenas no formato de um plano de assinatura. 

Ao criar um blog especializado nesse tipo de estratégia, você escolhe os conteúdos que serão disponibilizados para o público geral e aqueles que só poderão ser acessados por quem já possui um plano de assinatura. 

Vale lembrar ainda que os conteúdos pagos muitas vezes não são interrompidos por anúncios e podem até contar com mimos para os assinantes: descontos, brindes… A lista é infinita. 

Agora que você já sabe como criar um blog e como ganhar dinheiro com ele, está na hora de começar a mergulhar mais a fundo no tema e descobrir o que funciona melhor para você e para a sua marca. 

Lembre-se: o objetivo, ao final do dia, é transformar a sua paixão em uma fonte de renda.

Jonatan Vinicius

Olá, meu nome é Jonatan Vinícius, sou Empreendedor Digital e Coach. Estudante de Marketing Digital e mídias sociais como Instagram, Facebook e Youtube. Atualmente tenho mais de 15 mil alunos com meus cursos e mentorias, e já ajudei mais de 5 mil pessoas a conseguirem resultados expressivos em projetos online.

Deixe uma resposta