Instagram Shopping: como vender mais na rede social

Instagram Shopping: como vender mais na rede social

O Instagram Shopping é um recurso que permite às marcas criar vitrines virtuais nas redes sociais, onde os seguidores podem navegar ou até comprar produtos sem sair da plataforma. 

As redes sociais (especialmente o Instagram) sempre foram lugares para fornecer aos usuários inspiração sobre vários temas, como viagens, moda ou decoração. É esse recurso que também motiva os usuários a consumirem cada vez mais o estilo de vida que veem no feed.

Toda essa inspiração tornou o Instagram um lugar estimulante para fazer compras. Segundo a própria rede, este é o espaço onde 70% dos amantes da moda visitam para descobrir novidades. Além disso, 87% de seus usuários fizeram compras com base no conteúdo de influenciadores.

Pensando nisso, o Instagram uniu a necessidade das marcas (vender) com o desejo do consumidor (comprar) em um um novo recurso, que propicia a experiência de comprar sem sair da plataforma: o Instagram Shopping.

Quando grandes marcas entraram no Instagram, ele rapidamente perdeu seu foco em fotografia e conteúdo inspirador, e começou a ter um forte apelo de vendas.

Os usuários sentiram essa mudança na direção da plataforma: a publicidade é cada vez mais usada na navegação, e essa situação se intensifica ainda mais à medida que as histórias aumentam e a entrega de conteúdo orgânico diminui.

Como vender pelo Instagram Shopping

Veja um resumo dos principais recursos de vendas disponibilizados pelo Instagram Shopping.

  • Lojas: A principal forma de vender pelo Instagram shopping é criando sua loja online em uma rede social. Os proprietários das marcas podem registrar seus produtos e exibi-los aos seguidores. As lojas ficam acessíveis para os usuários da plataforma a partir de um botão no perfil da marca ou mesmo através da aba “Loja”, onde é possível pesquisar por marcas ou explorar as que são exibidas ali. 
  • Coleções da loja: A coleção é outro recurso que pode ajudar seus clientes a encontrar o produto perfeito. A coleção é um álbum que reúne vários produtos. Por exemplo, você pode criar uma série de presentes, roupas de verão ou até mesmo uma lista de utensílios domésticos
  • Etiquetas de preço: Outra forma para te ajudar a vender pelo Instagram Shopping são as  etiquetas. Elas podem ser adicionadas aos seus posts do feed ou anúncios no Instagram, por exemplo, para que, ao ver um item na imagem, o consumidor na hora já possa saber o seu preço. Além disso, ao clicar no preço exibido pelas etiquetas o seguidor é levado para a página de detalhes do produto.
  • Páginas de detalhe dos produtos: Ao clicar em um produto na loja, o Instagram Shopping oferece uma página de detalhamento do item. Por lá, é possível exibir ao comprador uma descrição do produto, os tamanhos disponíveis, informações da sua política de frete e devolução, além de outras fotos ou vídeos. Além disso, também é possível realizar a compra através desta página.
  • Vendas ao vivo: É possível também promover um produto para a compra durante uma live. Ele aparece logo abaixo dos comentários da audiência, já com um botão para adicionar o produto ao carrinho de compras.

5 dicas para vender mais usando o Instagram Shopping

Quando falamos de Instagram Shopping, é importante saber que não basta adicionar os seus produtos na ferramenta e esperar que eles se vendam sozinhos. Assim como qualquer outro canal online, é preciso um esforço de divulgação. 

E, no caso específico das vendas pelo Instagram, é preciso também trabalhar o seu conteúdo para que, ao impactar o público, leve a mensagem e a imagem certas, de forma a incentivar o desejo e as conversões.

Por isso, aqui vão cinco dicas como vender pelo Instagram Shopping e se aproximar do seu consumidor.

  • Entenda quem é o seu público: Parece óbvio, não é? Mas a verdade é que muitas marcas ainda cometem o erro de anunciar para um público amplo, sem levar em consideração as características específicas dos seus consumidores.  Ao conhecer profundamente quem é o público do seu negócio, você consegue compreender o que faz com que ele goste dos seus produtos e, portanto, entender o que ele vê como benefício.  Além disso, é possível também entender quais são os seus desejos e trazer eles representados na sua comunicação. O ideal é você entender quem é a sua persona, que é a representação fictícia – baseada em dados reais – do cliente do seu negócio. 
  • Humanize a sua comunicação: Enquanto uma foto com o produto em um cenário pode parecer algo montado demais, trazer pessoas para as imagens tem o efeito inverso: faz com que a audiência tenha alguém com quem se identificar. Por isso, recrute amigos ou contrate modelos para tirar fotos de pessoas reais usando os seus produtos.
  • Aposte no remarketing:  Remarketing significa divulgar os seus posts e produtos para pessoas que já interagiram com a sua marca de alguma forma. Ou seja, significa que os seus anúncios com os produtos do Instagram Shopping vão aparecer para quem já curtiu, comentou, compartilhou e salvou o seu conteúdo ou mesmo comprou diretamente dos seus posts. O remarketing potencializa as vendas do Instagram Shopping porque oferece o produto para quem naturalmente já demonstrou interesse por ele. Por isso, ele é uma forma inteligente de convencer novos clientes a comprarem, de repetir vendas para clientes antigos ou de aumentar o ticket médio dos seus consumidores.

Agora que você já sabe como usar o Instagram Shopping para aumentar as suas vendas, que tal aprender mais como bombar o Instagram da sua marca?

Conheça o nosso curso “Fórmula Crescendo Instagram” e conquiste mais clientes!

Jonatan Vinicius

Olá, meu nome é Jonatan Vinícius, sou Empreendedor Digital e Coach. Estudante de Marketing Digital e mídias sociais como Instagram, Facebook e Youtube. Atualmente tenho mais de 15 mil alunos com meus cursos e mentorias, e já ajudei mais de 5 mil pessoas a conseguirem resultados expressivos em projetos online.

Deixe uma resposta